Skip to content

14 de agosto de 2013

6

Reino Milenar: Afinal, o que vai acontecer quando Jesus voltar?

002

Muito se fala sobre a volta de Jesus ( afinal, é o evento mais esperado por cada Cristão), mas poucos sabem exatamente o que vai acontecer quando Ele voltar, em toda sua glória e majestade. Porém, antes de falar disso, acho importante citar um fato.

Muitas Igrejas possuem doutrinas diferentes quanto a esse acontecimento. Se tratam das doutrinas: Amilenista, Pré-Milenista e Pós-Milenista (que também são divididas em duas, a Pré-Milenista clássica e a Pré-Milenista Pré-Tribulacionista). 

Não me remete aqui falar qual Igreja está certa e qual está errada nessas doutrinas. Porém, de acordo com os ensinamentos da minha Igreja, do meu Pastor, e também de alguns estudos pessoais, creio na Pré-Milenista Clássica, que é a que será abordada nesse artigo. Caso não seja esse o seu ponto de vista, lembre-se apenas que somos todos irmãos e que o que realmente importa nas doutrinas de toda e qualquer Igreja que o evangelho seja pregado, e que Cristo seja apresentado ao mundo.

O arrebatamento

O evento que inicia esse período do Apocalipse é o arrebatamento. Citado em Ts 4.13-18, e prometido à Igreja em Ap 3.10 (já que a carta às sete Igrejas da Ásia podem se estender a toda a Igreja de Cristo) mostram que "Encontraremos Jesus nos ares", em um momento totalmente desconhecido ("Eis que virei como o ladrão").

Após esse período, virão os sete anos vindouros de tribulação e paz, com a abertura dos sete selostoque das sete trombetas, surgimento do anticristo e das duas testemunhas, e tantas outras coisas que não vão ser citadas aqui por falta de espaço (em breve haverá um estudo mais completo sobre o Apocalipse). Nesse período, estarão todos os que não se converteram até o arrebatamento. Tirando uma outra dúvida comum, digo que sim, haverá conversões durante a tribulação. Basta ler Ap 13.14.

Quando os sete anos se completarem, Cristo descerá dos céus (ele não veio à terra durante o arrebatamento, encontraremos Ele nos ares, lembra?), e criará novos céus e nova terra (vide Is 65.17). Antes de entender, me perguntava para quê Deus criaria nova terra, se iríamos todos para o céu. Pois bem, essa 'nova terra' é criada para que esse reino de Cristo na terra se cumpra. Isaías, um dos profetas que mais citaram o fim dos tempos, disse no Cap. 65 Vs 17 à 25, que esse reino na terra terão as seguintes características:

  • Não haverá lembranças das coisas passadas. Vs 17 – Muito provavelmente, para evitar o sofrimento de quem tiver parentes/amigos condenados ao sofrimento eterno.
  • Todos terão vida abundante. Um fato importante é que haverá, sim, morte no reino milenar (Vs 20). A passagem diz que "o que morrer com cem anos será jovem, mas o pecador será amaldiçoado com cem anos." Essa passagem costuma gerar o questionamento "então haverá pecado no reino milenar?". Não vou entrar nesse assunto agora, é uma discussão para outro momentos.
  • Haverá trabalho. (Vs 22) Porém, não será debalde; cansativo. "E os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. Is 65.22"
  • Haverá paz. É claro que essa é uma afirmação óbvia, mas ele figura essa paz com uma citação inimaginável, para mostrar que a paz desse reino excede todo o entendimento. "O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum. Is 65.25".

Após esses mil anos na terra, então haverá o grande julgamento, chamado de juízo final. Mas não antes do diabo ter um "tempo livre" para enganar as nações, e juntar um exército a favor dele. Isso mostra que mesmo depois do arrebatamento, de Cristo firmar um reino na terra, ainda haverão pessoas enganadas por Satanás. Assim como no tempo do Egito, mesmo vendo todas as maravilhas do Senhor no meio do povo (no caso do reino milenar, Ele estará pessoalmente), ainda assim deixarão-se enganar pelo inimigo.

"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Apocalipse 20:7-8"

É claro que existem mil e mil detalhes e dúvidas acerca dos acontecimentos acima. E é claro que existem muitas outras citações e passagens na bíblia que afirmam tudo isso que há por vir. Mas esse artigo é para termos "uma noção" do que vai acontecer após que morrermos, já que nós, cristão, seremos ressuscitados quando Cristo vier à terra para instituir esse reino, e viveremos com ele.

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  Tessalonicenses 4:16-17"

 

Por hoje é só. Assinem o blog, compartilhem no Facebook. Estamos apenas começando essa caminhada de estudos.

 

6 Comments Post a comment
  1. set 1 2014

    que Deus nos proteja para que possamos guardar a nossa salvacao apos a vinda dele

    Responder
  2. dany
    out 17 2014

    Eu era uma pessoa que pecou muito,hj ja começo a ir a igreja, faco oracoes todos os dias,mas sera que deus me perdoou?

    Responder
    • rmeyer
      out 22 2014

      Dany, a morte de Jesus na cruz foi para redenção de todos os nossos pecados. A Bíblia diz que Deus deu seu único filho para que haja perdão de pecados. Se você crê nisso, pode ter certeza de que Deus já te perdoou!

      Responder
  3. out 22 2014

    Your ideas and words are straightforward for someone like me.

    Responder
    • rmeyer
      out 22 2014

      I hope I have helped, because living with God is not something complicated.

      Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Afinal, e o tal do chip? | Renato Meyer

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments

Todos os direitos de imagem reservados.